Páginas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Erraram ou errarão

 Esse é um erro muito comum, não apenas quando se trata do verbo falar, mas com vários outros verbos.

Quando o verbo for conjugado na terceira pessoa do plural (eles) do pretérito do indicativo (passado), deve ser escrito com -am.

 Exemplos:
 Eles me falaram sobre você.
 Eles partiram pela manhã.
 Minha mãe, meu pai e minha irmã viajaram ontem.
 Os dois meninos brincaram o dia inteiro.

 Se o verbo for conjugado na terceira pessoa do plural (eles) do futuro do presente do indicativo, deve ser escrito com -ão.

 Exemplos:
 Eles falarão sobre você amanhã.
 Eles partirão pela noite.
 Minha mãe, meu pai e minha irmã viajarão daqui a três meses.
 Os dois meninos brincarão juntos um dia.

 Ou seja, erraram está no passado e errarão no futuro.

 É isso, espero que tenha ajudado. Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário